- Um estufado é feito em lume brando; assim os alimentos ficam mais fáceis de digerir e absorver.
- Pode usar o pepino para fazer sopa. Este “primo” da courgette pode ser usado como esta, tanto nos cremes ou purés, como em juliana ou rodelas finas.
- Os cogumelos são hortícolas ricos em água (92%), mas com menos vitaminas e minerais. Tem apenas 1,8% de proteína, 10 vezes menos do que a carne e peixe.
- A banana engorda? Que mania! Nenhum alimento engorda, desde que na altura correcta e em dose adequada: 1 banana da Madeira (ou a ½ da Costa Rica).
- Se colocar uma banana cortada ao comprido no micro-ondas, polvilhar com canela (opcional) e cozê-la num instante, consegue uma sobremesa muito saudável, além de prática e económica.
- A maçã, mesmo que muito prática, não sobressai entre as outras frutas em riqueza em nutrientes. Prefira as com cores fortes: citrinos, melão/meloa/melancia, tropicais e os frutos vermelhos.
- Para combater o calor pode retomar as velhinhas limonadas e laranjadas, ou congelar em gelados de pau os iogurtes de fruta ou até batidos de leite com fruta.
- Os snacks foram associados a menor risco de excesso de peso e de obesidade abdominal, em 5811 adolescentes. (NHANES: National Health and Nutrition Examination Survey)
- Rico em vitamina A e proteínas de alto valor biológico, os ovos cozidos são muito práticos para levar nas mochilas.
- As bolachas de pipoca (de milho ou arroz tufado) são óptimas para andarem nas carteiras das mães? Feitas de cereais integrais, evitam assaltos a pastelarias, comendo bolos quando ninguém faz anos!
- Comer um folhado é quase como comer um pão com 4-5 pacotinhos de manteiga (a receita da massa folhada pede igual peso de farinha e de gordura).
- A atividade física diária é como o Código Postal de um crescimento com saúde e de um peso equilibrado: é “meio caminho andado”.
Maria Paes de Vasconcelos