- 3 pacotinhos de açúcar, e até mais, podem estar diluídos numa lata de refrigerante normal (25-35 g de açúcar).
- 2 pacotes de açúcar (12 a 14 g) podem estar adicionados em cada pote de iogurte açucarado (Dica: verifique sempre os rótulos das embalagens).
- 25% de um copo de 2dl de leite achocolatado é açúcar: cerca de 25g, ou seja, 4 pacotinhos de açúcar.
- 23% das crianças com 6 anos (e 24% com 12 anos) não adoçam o leite, estando este saudável hábito associado significativamente a uma menor prevalência de cárie. (Costa C., Hospital St. André, Leiria, 2006)
- 80% é o teor de açúcar no mel. Mesmo que seja natural, venha na forma de frutose e ajude na defesa às infeções, não deixa de ser açúcar.
- 50% do conteúdo das amêndoas é gordura, principalmente monoinsaturada. Campeãs em vitamina E, têm muito pouco açúcar (3,5%). Atenção à Páscoa: as tradicionais amêndoas chegam a ter 60% de açúcar!
- 52% do peso de um punhado de avelãs é gordura monoinsaturada.
- 100 kcal é um bom máximo ao escolher os gelados para os seus filhos, permitindo que a criança tenha várias opções entre os gelados disponíveis no mercado.
- 5 a 6 são as refeições que devem compor o dia de modo a evitar grandes períodos sem comer, pois, levam a quebras de açúcar no sangue, irritabilidade e falta de concentração.
- 2/3 do osso do adulto é construído entre os 11 e os 18 anos, sendo essenciais tanto o exercício físico como o cálcio dos alimentos!
- 65% dos adolescentes da cidade do Porto estão abaixo do consumo adequado de cálcio. As 1300 mg/dia necessárias podem facilmente ser ingeridas em 1 litro de leite e derivados. (Fonte: Estudo Epiteen – Fac. Med. Porto)
- 1500 escolas do 1º e 2º ciclo já promovem a alimentação saudável com o programa APETECE-ME. (www.apetece-me.pt)
Maria Paes de Vasconcelos