TOP 10

Manter o interesse das crianças

As crianças estão sempre cheias de energia e, por vezes, é difícil mantê-las ocupadas de forma saudável e divertida.

Existem diversas atividades que as crianças podem facilmente fazer sozinhas ou acompanhadas, mas o objetivo é também criar laços e memórias em família. Por isso, decidimos elaborar uma pequena lista de ideias.

1 – Colorir, mas com um twist tecnológico.

As crianças adoram colorir, mas hoje em dia o apelo da tecnologia tornou esse passatempo quase obsoleto. E porque não misturar os 2? 

QuiverVision, uma empresa especializada em realidade aumentada (RA), disponibiliza uma APP (android/iOS) que permite dar vida aos desenhos dos seus filhos. Para tal, basta visitar o site http://www.quivervision.com/coloring-packs/, descarregar as imagens que quiser, imprimir e pintar. Assim que tiverem pintadas, use um tablet ou um telemóvel com a app Quiver para ver os desenhos, tal como foram pintados, ganharem vida. Garantimos umas horas entretidas.

2 – Caça ao tesouro

Porque não criar uma caça ao tesouro que dure umas horas ou, até, uma semana?

Esconda um presente e crie uma série de provas que, ao serem completadas, acabam por “desbloquear” o presente. Esta ideia é ótima para ser integrada na rotina das crianças e tornar algumas tarefas mais divertidas. Por exemplo, segunda-feira a prova passa por completar os TPC antes da hora do jantar. Terça-feira, têm de resolver um exercício de matemática. Quarta-feira, têm de arrumar o quarto para descobrirem uma mensagem secreta que revela a próxima atividade…

As atividades podem ser unicamente lúdicas, mas quanto mais envolverem as crianças fisicamente e mentalmente, mais interessantes se tornam.

Os presentes podem ser alguma guloseima, brinquedo, livro ou até uma forma de ganharem a sua semanada.

3 – Sessões de cinema em família

Sabemos que nem sempre é fácil, mas encontrar um filme ou uma série para ver em família tem muitas vantagens: cria uma rotina familiar e é uma forma de terem algo em comum. Dependendo da idade das crianças, podem sempre ver um cartoon clássico (Looney Toons, Tom&Jerry…) ou até filmes de outra época como Bucha e Estica, Charlot…

4 – Ponha as sua pequenas cabeças a imaginarem mundos em LEGO

Os LEGOs estão na moda. Imagine ter acesso a milhares de peças para criar tudo o que vai na sua imaginação? Compre peças avulso ou procure por elas nos sites de classificados e deixe a imaginação das crianças fazer o resto. Pode criar temas para ver o que elas conseguem fazer e participe também nas brincadeiras. Se preferir, os sets pré-definidos são também uma boa opção, mas tornam este hobby rapidamente caro.

5 – Invista nas conversas que tem com elas

Por vezes, é difícil manter as crianças interessadas no que quer que seja se nem sequer sabemos ao certo quais os seus interesses. Conversar sobre o seu dia, o que gostaram e o que não gostaram, mas sobretudo saber porque que gostaram ou não gostaram de determinada coisa. Essas informações preciosas ajudam a criar atividades e a planear os dias com maior foco. 

Tente envolver as crianças nas suas atividades diárias, sejam elas tarefas domésticas, gestão das contas de casa, trabalho extra… Isso pode contribuir para que tenham noção mais real de que todos temos atividades por fazer (não são só elas que têm de estudar e fazer TPCs). Lembre-se também de lhes dar tempo e espaço para criarem as suas próprias rotinas.

6 – Encoraje-os a fazer desporto e música

Promover a prática desportiva ou aprender a tocar um instrumento é uma ótima forma de criar alguma disciplina e responsabilidade. Os desportos de equipa são propícios para criarem novas amizades fora do ambiente escolar e ajuda-os a assimilarem novos conceitos como o fair-play, liderança e compaixão.

A música é também uma ótima aliada. Aprender a tocar um instrumento requer dedicação e empenho e estimula fortemente a criatividade.

7 – Faça passeios culturais

Passear por passear já é bom, mas passear para aprender é ainda melhor. As crianças são por definição curiosas e levá-las a museus é uma ótima forma de as manter interessadas. Não procure unicamente espaços com exibições ou atividades específicas para crianças, deixe-as ver um pouco de tudo. Concertos ao ar livre de todo o género de música, exposições de fotografias ou de Arte Contemporânea… Não importa se ficam um pouco perdidos, o objetivo é fazê-los descobrir novas formas, cores e movimentos. 

8 – Promova a leitura e o storytelling

A leitura é uma excelente atividade que promove o vocabulário e a criatividade. Ler é uma atividade e se a criança se apaixonar por alguma série de livros (Harry Potter ou Gerónimo Stilton, por exemplo), pode ter a certeza de que terão muitas horas de diversão pela frente. Para além de ler, conte histórias e peça-lhes para lhe contarem histórias a si. Uma boa atividade para isso consiste em jogar ao jogo “duas verdades e uma mentira”. À mesa, pergunte-lhes o que fizeram durante o dia. Para responder, terão de dizer duas coisas que aconteceram e uma que não. O objetivo do jogo é a família adivinhar o que nunca aconteceu. Esta atividade é uma excelente forma de descobrir como lhes correu o dia sem ser de forma aborrecida.

9 – Crie uma lista de responsabilidades

As responsabilidades são extremamente importantes na educação das crianças. Quanto mais cedo tiverem noção que são responsáveis por determinadas tarefas, mais fácil será dar-lhes certas liberdades. Se tiver um animal de companhia, responsabilize-os pela sua alimentação e limpeza, por exemplo. Os quartos delas são também a sua responsabilidade. Claro que pode ajudar na sua arrumação, mas é importante que elas também participem. A hora das refeições é também um bom momento para darem a sua contribuição. Ficam responsáveis por pôr a mesa ou levantar os pratos e colocar a loiça na máquina de lavar, por exemplo. 

10 – Participe nas brincadeiras

Não podemos esperar que as crianças se divirtam sozinhas o tempo todo. Participar nas suas brincadeiras pode ser um momento de grande diversão que certamente irá criar belas memórias. Porque não encontrar jogos de tabuleiro para toda a família participar? Os jogos de tabuleiros estão na moda e existem várias opções para passarem umas horas por semana a competirem de forma saudável. Também não ponha de parte os jogos de vídeo. Jogos como Minecraft são ótimos estimuladores de criatividade. O importante aqui é controlar o tempo de jogo e o tipo de jogo. E porque não jogar com eles? 

Outras Sugestões

Não existem artigos relacionados.

PAIS E FILHOS

Um amor para sempre

/ Sara-a-Dias
08-04-2020
/ Paulo Oom
18-02-2020
/ Paulo Oom
18-02-2020
/ Paulo Oom
10-02-2020
/ Paulo Oom
28-01-2020
/ Sara-a-Dias
08-01-2020

Um queijo deliciosamente amanteigado,
para todos os dias
e ao gosto de toda a família.

Já conhece a nossa gama?