CRÓNICAS & ARTIGOS

Família, uma tradição antiga

Portugal é um país feito de tradições. Nós, portugueses, somos feitos de costumes: as festas populares que percorrem todas as aldeias no verão, os trajes alentejanos que vão do barrete à samarra, a gastronomia, o fado, o azeite, o pastel, o bacalhau e até a família é uma tradição muito portuguesa.

A família não só é uma tradição antiga, como cada uma constrói as suas próprias tradições. E são, muitas vezes, estes momentos que nos vêm à cabeça quando pensamos na nossa família: as panquecas ao pequeno-almoço no sábado, os jantares de domingo com os avós, as férias “na terra” com os tios e os primos, as idas ao estádio com o pai ou à igreja com a mãe ao domingo de manhã. 

São muito estes momentos que fazem uma família, que a unem, que tornam os laços familiares ainda mais fortes. São as tradições, as vivências e os valores que criam um sentimento maior de proximidade e de pertença. 

É normal que se reveja numa destas tradições familiares ou que tenha outras diferentes, mas também é normal que algumas se percam com o tempo. Por esse motivo, e se já tiver a sua família “de casa” comece você a criar os seus próprios costumes que, depois de serem transmitidos aos seus filhos, primos, irmãos, podem transformar-se numa tradição. Pode ser semanal, mensal ou até anual (não importa!), mas invente a sua própria tradição. Não precisa de ser igual à das outras famílias, só precisa de ser importante para a sua. Não tem de ser complexa. Pelo contrário, faça algo simples e pequeno tornar-se especial para a sua família, e o mais importante: envolva todo o núcleo familiar, tanto os mais velhos como os mais novos, e a estes deve mesmo mostrar que há momentos no ano que devem ser vividos em família. Eles são o futuro, e serão eles a continuar as tradições e só o irão fazer se perceberem o seu valor. 

As tradições fortalecem as famílias e deixam memórias que vão de geração em geração. Criá-las e conseguir mantê-las pode ser o segredo de uma família unida.

Outras Sugestões

Viver em Família: Personalidade (vs. Tradições)

/ Eduardo Sá

Viver em Família: Tradições em família

/ Paulo Oom

VIVER EM FAMÍLIA

AS AVENTURAS POR CASA E FORA DELA

/ Sara-a-Dias
03-12-2020
/ Eduardo Sá
13-04-2020
/ Paulo Oom
06-04-2020
/ Eduardo Sá
06-04-2020
/ Eduardo Sá
06-04-2020
/ Eduardo Sá
06-04-2020
/ Sara-a-Dias
03-04-2020
04-03-2020
/ Sara-a-Dias
11-02-2020
gerações
/ Eduardo Sá
11-02-2020
/ Sara-a-Dias
03-02-2020

Um queijo deliciosamente amanteigado,
para todos os dias
e ao gosto de toda a família.

Já conhece a nossa gama?