Descubra mais sobre a Família Limiano, sobre a nossa história e curiosidades
Tudo começou em 1959 quando o senhor Américo Tavares da Silva decidiu criar um queijo delicioso em Ponte de Lima, conciliando a forte procura de queijo no Minho com a oferta de leite da mesma região. Nesta época, o queijo era transportado em caixas de madeira por comboio ou pelos próprios consumidores, que esperavam na fábrica pelo fim da produção para poderem levar o seu queijo preferido para casa. Este queijo chamar-se-ia Limiano, e ao longo das décadas seguintes viria a ser apreciado de Norte a Sul do país, e passado de geração em geração.
Em 1997, segue-se um marco na vida de Limiano, e é feita a caricatura do queijo, assente nos seus principais atributos: aspeto tosco e textura amanteigada, sendo “Feio de parar o trânsito”, mas com muita beleza interior. Assim, foi lançada a emblemática campanha de comunicação “Feio”.
Em 1999, Limiano dá mais um passo histórico, e torna-se o pioneiro das fatias pré-embaladas, cortadas diretamente da bola tosca, que uns anos mais tarde são acompanhadas pelas Fatias Finíssimas e pelas Fatias Menos 50% de Gordura.
Na década de 2010 Limiano assume-se como parte das famílias portuguesas, reforçando este mesmo posicionamento e a presença ao lado dos seus consumidores, ao lançar o Limiano Amanteigado Vaca e Ovelha em 2011, seguido pelo lançamento do delicioso Limiano Amanteigado Sem Casca em 2014 e do Limiano Amanteigado Curado em 2017, queijos para serem degustados em momentos de convívio e partilha à mesa com quem nos é mais próximo.
Em 2017, Limiano aproxima-se ainda mais das famílias portuguesas, defendendo que a perfeição não existe, que todos nós temos imperfeições, tal como a bola tosca de Limiano, e que é isso que nos torna únicos e verdadeiros. A missão de Limiano é inspirar as famílias a viver mais a sua família, promovendo verdadeiros momentos de partilha e união, perfeitamente imperfeitos, tal como a bola de queijo Limiano, tosca e imperfeita! Porque viver em família é mais do que partilhar um teto, é criar momentos que nos unam, tal como partilhamos uma fatia de Limiano…porque afinal, mesmo imperfeitos, somos todos fatias da mesma bola!
Ousadia, compromisso e colaboração são as linhas orientadoras que regem o dia-a-dia do grupo Bel, que detém a marca Limiano. A partilha de sorrisos, dentro e fora da empresa, só é possível porque se cultiva um ambiente de confiança e respeito. O otimismo e entusiasmo são fatores transformadores da sociedade. Porque só as pessoas felizes não desistem dos sonhos e fazem avançar o mundo. Por isso, construímos uma cultura colaborativa que nos distingue porque comunicamos, colaboramos, tomamos iniciativa, somos exigentes e vencedores. Juntos, ultrapassamos dificuldades. Juntos, celebramos os nossos sucessos e juntos, somos uma empresa familiarmente responsável.
Foi no final de 2015 que a Bel Portugal se tornou a primeira empresa de grande consumo em Portugal a obter esta certificação, reforçando as suas medidas de conciliação nos 6 pilares base desta certificação: Qualidade no emprego, Flexibilidade temporal e espacial, Apoio à família, Desenvolvimento pessoal e profissional, Igualdade de oportunidades e Liderança e estilos de direção.
Esta certificação reconhece o compromisso da Bel com a valorização do colaborador como parte integrante de uma família, reconhecendo e protegendo o direito a usufruir de um bom equilíbrio entre a vida pessoal, a vida familiar e a vida profissional.
A textura amanteigada torna-o difícil de cortar. O sabor suave torna-o difícil de esquecer. E é por isso que nas imperfeições nos tornamos únicos.
Com tantos anos de história, o queijo Limiano e a sua fábrica em Vale de Cambra, são palco de muitos episódios divertidos, histórias de amor que nasceram no local de trabalho, muitas amizades e sobretudo a alegria com que cada trabalhador abraça cada dia vivido na Bel. Em 2015, a Bel Portugal decidiu capturar em livro algumas dessas histórias escritas pelos próprios trabalhadores, que partilharam na 1ª pessoa, como tudo era feito antigamente, como cada dia muda as suas vidas e o orgulho que sentem em trabalhar na produção do queijo preferido dos portugueses. O resultado é o livro “As histórias que fazem o queijo”, que espelham os valores em que a Bel acredita.
Descubra algumas destas histórias.
São quase 600 os trabalhadores da Bel Portugal, integrados na multinacional de origem francesa com uma história de 150 anos e marcas como a Vaca Que Ri, Mini Babybel, Kiri, Leerdamer e Boursin, distribuídas por mais de 120 países e 5 continentes. Em Portugal, a Bel detém as marcas nacionais Limiano e Terra Nostra que partilham da mesma missão: partilhar sorrisos.
Anualmente produzimos cerca de 1.562.500 queijos de bola, o que daria para encher 5,8 campos de futebol.
Ainda hoje, a bola de queijo Limiano é embrulhada à mão, uma a uma, como antigamente.
Em 2009, fizemos um queijo com 50 quilos para a festa dos 50 anos de Limiano.
Há já 3 anos consecutivos que Limiano realiza a Hora do Natal, oferecendo 1 hora de produção a instituições que dão apoio a famílias carenciadas…em 2019, foram oferecidos mais de 3.600 kg de queijo, que chegaram a mais de 2.900 famílias.
Um queijo deliciosamente amanteigado,
para todos os dias
e ao gosto de toda a família.
Dias úteis das 9h às 18h
808 20 25 61
Rua João Chagas, nº 4 B
Urbanização Alto dos Moinhos
1500-493 Lisboa – PORTUGAL