Família Limiano

Descubra mais sobre a Família Limiano, sobre a nossa história e curiosidades

Tudo começou em 1959 quando o senhor Américo Tavares da Silva decidiu criar um queijo delicioso em Ponte de Lima, conciliando a forte procura de queijo no Minho com a oferta de leite da mesma região. Nesta época, o queijo era transportado em caixas de madeira por comboio ou pelos próprios consumidores, que esperavam na fábrica pelo fim da produção para poderem levar o seu queijo preferido para casa. Este queijo chamar-se-ia Limiano, e ao longo das décadas seguintes viria a ser apreciado de Norte a Sul do país, e passado de geração em geração.

Em 1997, segue-se um marco na vida de Limiano, e é feita a caricatura do queijo, assente nos seus principais atributos: aspeto tosco e textura amanteigada, sendo “Feio de parar o trânsito”, mas com muita beleza interior. Assim, foi lançada a emblemática campanha de comunicação “Feio”.

Em 1999, Limiano dá mais um passo histórico, e torna-se o pioneiro das fatias pré-embaladas, cortadas diretamente da bola tosca, que uns anos mais tarde são acompanhadas pelas Fatias Finíssimas e pelas Fatias Menos 50% de Gordura.

Na década de 2010 Limiano assume-se como parte das famílias portuguesas, reforçando este mesmo posicionamento e a presença ao lado dos seus consumidores, ao lançar o Limiano Amanteigado Vaca e Ovelha em 2011, seguido pelo lançamento do delicioso Limiano Amanteigado Sem Casca em 2014 e do Limiano Amanteigado Curado em 2017, queijos para serem degustados em momentos de convívio e partilha à mesa com quem nos é mais próximo.

Em 2017, Limiano aproxima-se ainda mais das famílias portuguesas, defendendo que a perfeição não existe, que todos nós temos imperfeições, tal como a bola tosca de Limiano, e que é isso que nos torna únicos e verdadeiros. A missão de Limiano é inspirar as famílias a viver mais a sua família, promovendo verdadeiros momentos de partilha e união, perfeitamente imperfeitos, tal como a bola de queijo Limiano, tosca e imperfeita! Porque viver em família é mais do que partilhar um teto, é criar momentos que nos unam, tal como partilhamos uma fatia de Limiano…porque afinal, mesmo imperfeitos, somos todos fatias da mesma bola!

Certificação de Empresa Familiarmente Responsável

Ousadia, compromisso e colaboração são as linhas orientadoras que regem o dia-a-dia do grupo Bel, que detém a marca Limiano. A partilha de sorrisos, dentro e fora da empresa, só é possível porque se cultiva um ambiente de confiança e respeito. O otimismo e entusiasmo são fatores transformadores da sociedade. Porque só as pessoas felizes não desistem dos sonhos e fazem avançar o mundo. Por isso, construímos uma cultura colaborativa que nos distingue porque comunicamos, colaboramos, tomamos iniciativa, somos exigentes e vencedores. Juntos, ultrapassamos dificuldades. Juntos, celebramos os nossos sucessos e juntos, somos uma empresa familiarmente responsável.

 

Foi no final de 2015 que a Bel Portugal se tornou a primeira empresa de grande consumo em Portugal a obter esta certificação, reforçando as suas medidas de conciliação nos 6 pilares base desta certificação: Qualidade no emprego, Flexibilidade temporal e espacial, Apoio à família, Desenvolvimento pessoal e profissional, Igualdade de oportunidades e Liderança e estilos de direção.

Esta certificação reconhece o compromisso da Bel com a valorização do colaborador como parte integrante de uma família, reconhecendo e protegendo o direito a usufruir de um bom equilíbrio entre a vida pessoal, a vida familiar e a vida profissional.

Sabor suave e textura amanteigada

A textura amanteigada torna-o difícil de cortar. O sabor suave torna-o difícil de esquecer. E é por isso que nas imperfeições nos tornamos únicos. 

As Histórias que fazem o queijo

Com tantos anos de história, o queijo Limiano e a sua fábrica em Vale de Cambra, são palco de muitos episódios divertidos, histórias de amor que nasceram no local de trabalho, muitas amizades e sobretudo a alegria com que cada trabalhador abraça cada dia vivido na Bel.  Em 2015, a Bel Portugal decidiu capturar em livro algumas dessas histórias escritas pelos próprios trabalhadores, que partilharam na 1ª pessoa, como tudo era feito antigamente, como cada dia muda as suas vidas e o orgulho que sentem em trabalhar na produção do queijo preferido dos portugueses. O resultado é o livro “As histórias que fazem o queijo”, que espelham os valores em que a Bel acredita.

 

Descubra algumas destas histórias.

Operadora de Produção Acabamento de Fatiados Vale de Cambra
Operadora de Produção Acabamento de Queijo Vale de Cambra

História

CURIOSIDADES

Uma Grande Família

São quase 600 os trabalhadores da Bel Portugal, integrados na multinacional de origem francesa com uma história de 150 anos e marcas como a Vaca Que Ri, Mini Babybel, Kiri, Leerdamer e Boursin, distribuídas por mais de 120 países e 5 continentes. Em Portugal, a Bel detém as marcas nacionais Limiano e Terra Nostra que partilham da mesma missão: partilhar sorrisos.

Sabia Que?

Anualmente produzimos cerca de 1.562.500 queijos de bola, o que daria para encher 5,8 campos de futebol.

Tradição que continua viva

Ainda hoje, a bola de queijo Limiano é embrulhada à mão, uma a uma, como antigamente.

Sabia Que?

Em 2009, fizemos um queijo com 50 quilos para a festa dos 50 anos de Limiano.

Ajudar faz parte da nossa história

Há já 3 anos consecutivos que Limiano realiza a Hora do Natal, oferecendo 1 hora de produção a instituições que dão apoio a famílias carenciadas…em 2019, foram oferecidos mais de 3.600 kg de queijo, que chegaram a mais de 2.900 famílias.

Um queijo deliciosamente amanteigado,
para todos os dias
e ao gosto de toda a família.

Já conhece a nossa gama?